Para entendermos melhor, vou dar uma breve introdução sobre a diferença de 3D para games e o famoso 3D para filmes, comerciais e demonstração de produtos e obras.
Primeiramente, irei falar do mais comum. Quando você começa a estudar qualquer programa que seja de 3D (3ds max, blender 3d, maya, etc.) você sempre começa com o básico que é a modelagem, e a modelagem você precisa entender como funciona a modelagem, que é basicamente tudo feito de polígonos, de 3 ou 4 pontos por face. "Mas como assim pontos por face?" simples! Imaginem uma mesa retangular, ela tem 4 cantos certo? digamos que cada canto seja um "Ponto" e que as laterais fossem as ligações de cada ponto e a madeira onde você coloca as coisas sejam as "Faces" para entendermos melhor, vou mostrar uma imagem demonstrando o que é faces, laterais e pontos.
E no 3D não podemos ter faces com 5 pontos por exemplo, teríamos que criar uma face com 4 pontos e outra com 3 "Mas isso dão 7 pontos e não 5!" calma lá, podemos reutilizar alguns pontos para formarmos nossa face! Ex:
Aí você me pergunta: "tá, e onde fica as coisas redondas nos jogos e filmes que eu vejo?" e eu te respondo: Não existem! para criarmos algo redondo teríamos que ter muitos pontos bem pertos um dos outros para formarmos algo "aparentemente redondos" Eis o exemplo que eu criei no Blender 3D:
Agora imaginem quantas milhões de faces precisamos usar para criar um ser desse:
É aí que entra a diferença dos games para filmes e fotos em 3D. Porquê? Porque cada vez mais faces, muito mais processamento, e muito mais memória também precisa. então, por isso que coisas super detalhadas travam nos pcs. para isso, as empresas de games usam "gatos" para tentar tornar o jogo realístico. Já os filmes podem demorar 5 horas para gerar (ou renderizar) um video de 15 min.
Agora o que interessa!
A empresa Euclideon Divulgou um video demonstrando uma nova engine voltado para games com um aspecto realístico 1000x melhor do que o game mais atual do mercado. isso eles demonstram no video a seguir:
Viram que coisa espetacular? a capacidade em tempo real de representar todos esses polígonos extremamente detalhados! isso se deve ao que eles explicaram para o Notch (criador do minecraft) quando ele meteu a boca nessa tecnologia: "funciona assim, imaginem entrar numa biblioteca "para procurar o livro Computação gráfica, e você chega na biblioteca e os livros estão todos espalhados pelo chão, e imaginem que a biblioteca tenha milhões de livros. Isso iria demorar uma eternidade para você achar, agora você entra numa biblioteca super organizada, vai na seção de tecnologia, letra C, e em menos de minutos você encontrará o livro desejado. Essa é a diferença de 3D usando poligonos e um 3D usando nossa tecnologia." Agora imaginem a qualidade dos jogos que iremos ter se eles emplacarem de vez no mercado!
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